Memórias da Ficção Científica
Quase a propósito do post anterior, surge a descoberta do novo blog de Álvaro de Sousa Holstein , Memórias da Ficção Científica.
Durante muitos anos ligado ao meio nacional e internacional da Ficção Científica (FC), a contribuição de Álvaro de Sousa Holstein ao género teve provavelmente como facto mais marcante a publicação (em conjunto com José Manuel Morais) da Bibliografia da Ficção Científica e Fantasia Portuguesa (edições em 1987 e 1993).
Nas palavras do próprio, este novo blog tem como objectivo «ir aqui publicando todo o tipo de material (revistas, correspondência, livros, ilustrações, etc.) que ao longo dos anos fui guardando e que constituem as minhas memórias desde os 12 anos com a ficção científica, fantasia e horror».
Assim, sem ordem estabelecida, é revelado material vário de uma considerável riqueza gráfica e histórica; uma autêntica viagem de descoberta arqueológica, muitas vezes despoletando novas pesquisas.
Pena é que a maior parte do material não seja acompanhado de maiores considerações escritas, que forneçam mais pormenores sobre obras e autores. Geralmente nestes casos, polémicas aparte, essas visões são de grande valor para se apreciar o cenário que envolveu toda esta "idade de ouro" da FC, também em Portugal.
4 Comments:
Rogério,
É com agrado que verifico que de algum modo o blog aporta alguma coisa.
Até ao momento a minha opção foi de "limitar" os comentários, mas a evolução do blog tem como objectivo ir ao encontro de quem o lê, sem deixar de ter presente o porquê de ter sido criado.
Abraço,
Álvaro
Álvaro,
Entendo perfeitamente a sua opção "editorial". O meu comentário nasce provavelmente de estar a cobrir épocas anteriores à minha entrada no fandom; daí a minha natural curiosidade de saber mais sobre nomes que reconheço de menções fugazes noutros locais, ou mesmo que desconhecia completamente.
Um abraço,
Rogério
Rogério,
Ainda referente ao post, como bem sabe não tenho qualquer complexo em relação a polémicas.
Em relação ao seu comentário, uma boa parte das entradas do blog tem links que remetem para informação complementar, de forma a ser possível encontrar pessoas como Kaarle Ervasti.
Se feito um comentário no sentido de obter mais informação, logo que dela disponha, de imediato a tornarei acessível.
Tenho tentado que o blog não peque por ficar "demasiado pesado".
Mais uma vez obrigada pelo feedback.
Um abraço,
Álvaro
Álvaro,
Eu até teria a ousadia de dizer que, para além de não ter qualquer complexo com isso, até parece ter alguma propensão para a polémica! ;)
Leve este meu comentário como a observação bem-humorada que é, sem quaisquer outras implicações, visíveis ou encapotadas.
Um abraço,
Rogério
Enviar um comentário
<< Home