E as revistas literárias...
Assunto particularmente relevante, recente que é o lançamento da Dagon, a existência de revistas literárias, em papel ou virtuais, é sumariamente aludido num artigo de Diana Garrido, publicado hoje no jornal i.
Intitulado "O vício da literatura: em revistas e sem lucro", este curto artigo utiliza os exemplos da revista Callema e do site Orgia Literária, que me parecem facilmente transponíveis para o que é a realidade da generalidade destes projectos em Portugal.
"A partir do momento em que viemos a público, adquirimos um dever cívico: temos o dever de fazer ler, pensar e escrever.", é uma frase marcante da entrevista a Rui Alberto, criador da Callema. Será porventura esse o principal objectivo de uma revista literária: para além de proporcionar um espaço que estimule a leitura e a escrita, muito além de romances e colectâneas, levar à discussão do que se lê e do que se escreve.
Uma nota final para reconhecer o trabalho de Nuno Fonseca, habitual crítico de literatura fantástica no Orgia Literária.
2 Comments:
Caro Rogério,
Não encontrando um link alternativo para o contactar, terei de deixar aqui a minha msg, serei o mais breve possível. Sou autor de uma obra inovadora de literatura fantástica sci-fi/terror, a "Última Transmissão Humana" que está a dar os primeiros passos de existência e gostaria que conhecesse o projecto e deixasse um comentário sobre a obra que pode ser visualizada em www.UltimaTransmissaoHumana.blogspot.com
Abraço, excelente blog, bons posts
Obrigado pelas palavras Rogério. One tries to do whatever one can...
:)
Enviar um comentário
<< Home