segunda-feira, julho 13, 2009

Charles N. Brown (1937-2009)


Charles N. Brown morreu.

Editor da mais emblemática revista na área do Fantástico, a Locus - Magazine of the Science Fiction and Fantasy Field, tinha sido um dos seus fundadores em 1968, e o seu único editor desde 1977. Detentor de uma cultura vasta e versátil, deleitava os seus leitores todos os meses com a crónica "Editorial Matters", um misto de relatório de actividades, roteiro de viagens e observatório politicamente incorrecto. Sob a sua batuta, cada número transbordava de entrevistas, notícias, resenhas e outras informações interessantes; cobrindo sempre várias opiniões e pontos de vista.

Vencedor de inúmeros prémios, desde muito cedo fã de literatura fantástica, activo membro de convenções e produtor de fanzines, Charles N. Brown, com 72 anos, podia gabar-se de conhecer ou contactar com quase todas as pessoas relevantes do meio anglo-saxónico; escritores, editores e artistas. Além disso, dava uma atenção especial ao que se passava fora desse "mundo"; quer pelas inúmeras viagens, quer pela publicação periódica de reports por entusiastas da Europa, Ásia e América do Sul.

Tenho pena de não o ter conhecido em 1996, quando esteve em Portugal a convite dos Primeiros Encontros de Ficção Científica e Fantasia da Associação Simetria. O meu envolvimento com o fandom nacional só começaria um ou dois anos depois. Conhecendo os seus escritos, e o que dele se conta, sinto que perdi uma oportunidade fabulosa.

A Locus continuará sem ele, agora liderada pela editora Liza Groen Trombi, de 38 anos. Haverá certamente uma alteração de estilo, força da idade e do sexo. Não prevejo deixar de ser um leitor fiel. Não fosse esta a literatura das mudanças...

(Foto da autoria de Cheryl Morgan)