sexta-feira, julho 10, 2009

Estou na Lua...

Aparentemente, tem sido grande o destaque dado à passagem dos 40 anos sobre a chegada do Homem à Lua. Talvez a escassez de mais aventuras espaciais explique o facto de apesar de múltiplo de 10, o que é sempre atraente, 40 não ser propriamente um número "redondo" a merecer bandeirinhas e fanfarras. Mas façamos a vontade a quem quer fazer a festa, já que pelo menos duas publicações nacionais dão destaque à relação da Ficção Científica com este facto histórico.



A Visão História dedica o seu nº5 inteiramente à conquista da Lua. Profusamente ilustrada, esta revista de 100 páginas relata o evento e as condições que o antecederam, assim como o seu impacto no Mundo, e particularmente na sociedade portuguesa da época.

Também o lado especulativo foi contemplado. Para além de um artigo sobre as Teorias da Conspiração que rodeiam a viagem da Apolo 11 (por Alexandra Correia), três artigos (6 páginas) são de especial relevância: "Com a cabeça na Lua", por Sara Belo Luís, aborda as viagens lunares literárias anteriores a 1969, com o contributo dos Professores Maria Luísa Malato Borralho e Carlos Fiolhais; "Armstrong ou Tintim?", por Luís Almeida Martins, reconhece a antecipação de Tintim, Milou e Companhia na chegada à Lua; e "Felizmente há luar", por Ana Margarida de Carvalho, sobre a influência da Lua no cinema.




A revista Os Meus Livros de Julho dedica 4 páginas ao tema. Num artigo assinado por João Seixas, intitulado "Um pequeno passo para a Ficção Científica", são enunciadas algumas das mais importantes obras literárias sobre viagens à Lua anteriores a 1969. O artigo destaca em caixa "Um português na Lua" o livro Os exploradores da Lua, escrito por Pedro Alves de Carvalho em 1968 (na Visão História, Maria Luísa Borralho dá destaque luso a O Balão aos Habitantes da Lua, de José Daniel Rodrigues da Costa (1819)).

É ainda de acrescentar a notícia do lançamento da antologia Com a Cabeça na Lua, da editora Saída de Emergência, com organização e anotações do próprio João Seixas. Fica aqui o convite, para o próximo dia 11.