sexta-feira, março 02, 2012

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico


É aberta hoje a primeira sessão do Clube de Leitura Bertrand do Fantástico, às 19h, na Livraria Bertrand do Chiado. Cabe-me a mim a organização, passando em breve a existir também "sucursais" no Porto (organizada pelo Rui Baptista) e Coimbra (pela Cláudia Pinto).



Nesta primeira sessão, o livro em foco será Duna, de Frank Herbert, que está a ser alvo de reedição pela Saída de Emergência (potencialmente desta vez da série completa!). A conversa versará sobre este marco da literatura do género, considerado o livro de Ficção Científica mais vendido de sempre, mas também se alargará ao passado, presente e possível futuro da escrita de FC.



Como convidado especial teremos o escritor Luís Filipe Silva, um dos mais marcantes autores da FC nacional, a par com a sua actividade como antologista. Aliás, esta oportunidade será aproveitada para abordar experiências passadas, como Por Universos Nunca Dantes Navegados, e presentes, como a Pulp Fiction Portuguesa.


Posso entretanto adiantar que o livro que será anunciado para a sessão de Abril (a realizar excepcionalmente a 13 de Abril, devido ao feriado da semana anterior) será O Livro de Areia, de Jorge Luís Borges, alvo de reedição recente pela Quetzal.
Comigo estará Pedro Marques, um dos sócios da Editora Livros de Areia, actualmente nomeado na categoria Best Art para os prémios da British Science Fiction Association, numa conversa sobre Borges, editoras, design gráfico, e também a propósito da recente publicação da monografia sobre Victor Palla na Colecção D.

Ainda quanto à sessão de hoje, apesar das inscrições estarem fechadas, tendo sido limitadas ao número de lugares sentados disponíveis, a entrada é livre e aberta a todos. E, mesmo que fiquem de pé, a sessão está prevista durar pouco mais de uma hora, até porque depois podemos todos retomar as conversas ao jantar, na Tertúlia Noite Fantástica! Vejo-vos por lá...

1 Comments:

At 3/12/2012 6:42 da tarde, Blogger Urso de Jardim said...

Este site é muito bom, um dos melhores que conheço. Aqui tudo é organizado e bem esclarecido. Também escrevo em um blog, caso queira ver coloquei o link abaixo, mas vocês realmente estão de parabéns!

http://www.loblogue.com/

Abraços.

 

Enviar um comentário

<< Home