Livro de FC português distinguido pelo Ministério da Educação
Se acordar antes de morrer, de João Barreiros, publicado na colecção "1001 Mundos" da editora Gailivro, está presentemente a caminho dos escaparates das livrarias e já é um sucesso!
Soube-se ontem que foi escolhido pelo Ministério da Educação para um programa-piloto junto de algumas escolas para incentivar a criatividade e capacidade de narrativa e síntese dos jovens portugueses. Assim, a editora lançou-se já na produção de uma segunda tiragem, inteiramente dedicada a ser distribuída, a custas do Ministério, entre alunos do 7º ano de escolaridade. A escolha foi feita, segundo Patrício Teixeira, do ME, dado «o nível de exigência que os textos de João Barreiros representam para o público leitor, mas ao mesmo tempo a capacidade de estímulo à criatividade.».
Esta colectânea de contos de João Barreiros, reconhecido por muitos como o melhor escritor de FC portuguesa, foi enriquecida com uma capa da autoria do artista Andreas Rocha, que muito aumenta o impacto deste tomo de mais de 500 páginas, representando um Pai Natal cibernético perante uma horda de zombies, o que também terá contribuído para a escolha do ME, a par de evidentes manobras políticas por parte da Gailivro, agora que pertence ao gigante grupo Leya, para além do seu longo historial como editora de produtos escolares. Parabéns também ao esforço do editor Pedro Reisinho, que muito tem feito pela divulgação da FC nacional, nomeadamente apostando em autores como Octávio dos Santos, Telmo Marçal e João Barreiros.
São portanto 15 contos de João Barreiros, entre eles um inédito ("Um Homem e o seu Gato"), que terão agora oportunidade de disseminar o gosto pela FC nas camadas mais jovens.
4 Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O novo fórum fantástico para 2010! www.diogonunes.com/forum
Claro que, como o Luís Rodrigues tentou dizer, era piadinha de 1º de Abril... :D
Olá, Diogo.
Por acaso até vai haver um Fórum Fantástico 2010... mas será só em Novembro ;)
Abraço,
Rogério
Enviar um comentário
<< Home