Chain Reaction
Um painel no Fórum Fantástico 2010, uma apresentação do Luís Filipe Silva, o Ricardo Lourenço interessou-se e pôs a bola a rolar, várias pessoas gostaram da ideia, e está já disponível uma sondagem para avaliar a viabilidade de lançar a criação de uma biblioteca digital de ficção especulativa.
Segue o texto introdutório da iniciativa:
Pretende-se, numa primeira fase, proceder à recolha de textos dentro da chamada ficção especulativa, que numa abrangência geral abriga dentro de si géneros como a ficção científica, o terror, o fantástico e a fantasia, de autores portugueses e que já não estejam em circulação comercial nem sejam de fácil acesso a toda a comunidade lusófona.
A recolha e digitalização para formatos passíveis de leitura online ou offline incidirá sobre obras no domínio comum e sobre aquelas de que, já não estando em circulação, se obtenha a devida autorização dos detentores dos direitos autorais. As obras abrangerão um leque vasto, desde romances, a contos, artigos, ensaios, poesia, que podem surgir nos mais variados aspectos, tal como livros, revistas, fanzines, jornais.
À semelhança de outros projectos como o Projecto Gutenberg, este necessita de um elevado número de voluntários para que a sua concretização seja assegurada. Assim criou-se este questionário que pretende asseverar do interesse e participação da comunidade.
Gratos pela sua resposta, estamos ao seu dispor para qualquer questão através do email adamastordigital@gmail.com
1 Comments:
Já votei!
Enviar um comentário
<< Home