quinta-feira, maio 03, 2012

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico - edição 3


A sessão de Maio chegou num instante, ainda reflexo do feriado pascal. Assim, estaremos reunidos novamente já esta sexta-feira, dia 4 de Maio, como sempre às 19h, na Bertrand do Chiado. Não prometemos que não percorram a loja quase toda sem nos encontrar, mas estaremos muito provavelmente armados em sociedade secreta, escondidinhos no Espaço Autor, contíguo à loja e devidamente assinalado no final desta.


Não pedindo que fosse lida toda a série, o foco da conversa deste mês será O Feiticeiro e a Sombra, da americana Ursula LeGuin, aventura inaugural da série de Terramar (já publicada integralmente em Portugal pela Presença).


Para falar desta autora, mas também de Tolkien, entre outros temas, estará presente Maria do Rosário Monteiro, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa, e autora do livro A Simbólica do espaço em O Senhor dos Anéis de JRR Tolkien, publicado pela Livros de Areia. Transcendendo a esfera académica, trata-se de uma das melhores comunicadoras na área do Fantástico que temos presentemente neste país.


Como é hábito, à sessão na Bertrand do Chiado segue-se o jantar mensal da Tertúlia Noite Fantástica, que junta amantes da literatura fantástica, como no mês passado planeado para as 20:30 no restaurante Wok Oriental, na baixa lisboeta.