sexta-feira, julho 17, 2015

Lançamento da revista BANG! #18

Revelou-se fácil a tarefa de cativar público para o lançamento da revista BANG! #18, no passado dia 14 de Julho à noite, na FNAC Almada, pelo menos a julgar pelo auditório praticamente completo.


No palco, os editores Luís Corte-Real e Safaa Dib, e os colaboradores Bruno Caetano e Sérgio Mascarenhas. Safaa Dib apresentou em detalhe o conteúdo desta nova edição da mais longeva revista portuguesa dedicada ao Fantástico, garantindo ainda que a periodicidade será mantida no futuro próximo. Luís Corte-Real centrou-se na aposta, continuada apesar da crise, na colecção literária BANG!. Bruno Caetano, o comissário da exposição de ilustrações do evento Sustos às Sextas, que agora vê publicação na revista, relatou o processo de produção da exposição, e Sérgio Mascarenhas motivou os leitores para a prática dos jogos narrativos.

Foi igualmente interessante constantar algumas presenças entre a audiência, nomeadamente de membros da organização do Sustos às Sextas, do SCiFi Lx e do Fórum Fantástico, e dos colectivos Liga Steampunk de Lisboa e Províncias Ultramarinas e Roleplayers de Lisboa, num ambiente de salutar fandom.


Uma (pen)última nota (pessoal - já que fui o editor da revista Bang! do nº0 ao 3), num país onde é habitual as pessoas comportarem-se como se tudo fosse sempre "a primeira vez", para agradecer ao Sérgio Mascarenhas a referência a que os RPG têm historial na revista BANG!, lembrando o artigo publicado na BANG! #2, da autoria do Rui Anselmo.  
E uma última nota para agradecer a fotografia da ocasião, gentilmente cedida pelo João Castanheira.